5 Dicas de Como Ser um Bom Pregador da Palavra de Deus
25/01/2023 | Por: https://cursosdeteologiaonline.com/como-ser-um-bom-pregador/
5 Dicas de Como Ser um Bom Pregador da Palavra de Deus
(Freepik)
Antes de mais nada, saiba que é normal sentir nervosismo e ansiedade quando vamos fazer uma pregação, pois além da responsabilidade estamos expostos sendo o centro da atenção de todos.
É normal até pregadores experientes, que já pregam há vários anos, sentirem nervosismo e ansiedade quando estão pregando a palavra de Deus, pois a responsabilidade é grande.
1. Prepare-se orando
A oração é uma importante ferramenta para o sucesso do estudo bíblico e pregação da palavra.
Coloque-se na dependência de Deus, ore sempre para que Deus possa usar a sua vida como canal de bênção e te ajudar trazendo inspiração para fazer suas pregações.
Ainda não sabe como orar? Leia nosso artigo que ensina com orar corretamente.
2. Prepare-se estudando a palavra de Deus
Sempre esteja preparado, pois nunca sabemos a hora que poderá surgir uma oportunidade de pregar a palavra de Deus.
Muitas pessoas cometem o erro de deixar para última hora para escolherem o assunto que irão ministrar, e sem o devido preparo acabam passando uma mensagem com pouco impacto.
Um outro erro é não ser um praticante da leitura bíblica, pois é lendo e estudando a Bíblia que conquistamos a intimidade com a palavra. Você não pode deixar nunca de estudar a Bíblia.
Se você tem o hábito de estudar a Bíblica, uma forma de você facilitar o estudo bíblico é começar estudando primeiro os assuntos mais simples.
Quando for preparar um sermão, liste os assuntos que irá abordar, as referências bíblicas, inclua comentários, confirme as referências, e leia e releia o conteúdo algumas vezes para memorizar.
Mas não confie somente na memória, sabemos que somos humanos e falhos, por isso, quando for ministrar leve anotações ou um resumo do sermão para não se perder.
É interessante dividir sua mensagem em partes sequencias para que cada comentário seja externado no momento certo e para que ao final da pregação você tenha que voltar e comentar algo que já era para ter sido falado no começo da mensagem.
Esteja sempre sensível ao Espírito Santo, que ele poderá te inspirar para falar algo adicional ao seu sermão.
3. Não tenha pensamentos catastróficos
Às vezes nossa inexperiência, ansiedade e medo pode nos levar a ter pesamentos catastróficos, onde imaginamos que tudo de errado e ruim acontecerá.
Pensamos as mais variadas as coisas como: vou esquecer a mensagem, vou gaguejar, todos vão rir de mim, ninguém vai me dar atenção etc.
Afaste todos esses tipos de pensamentos que somente aparecem para te parar e desmotivar. Ter pensamento catastróficos não ajudam em nada.
Pense positivo, se prepare estudando a Bíblia e treinando oratória e seja humilde, não pregue pensando em elogios. Veja aqui dicas de oratória para pregadores.
Confie em Deus que ele estará contigo e que você será instrumento nas mão dele.
4. Reconheça o local e mantenha-se calmo
Uma maneira de se sentir mais a vontade é reconhecer bem o ambiente que você irá realizar sua pregação.
Por exemplo, se for na igreja, tire um tempo só para observar tudo do alto do altar para que você possa se familiarizar e se acostumar com o ambiente e a presença das pessoas que irão te ouvir. Fazendo isso, ajudará a diminuir a tensão.
E quando for ministrar procure manter-se calmo, fale com calma, não tenha medo das pausas que precisará fazer para respirar, beber um pouco de água ou para localizar um texto na Bíblia.
Poderá haver um certo silêncio durante essas pausas, mas isso indica que as pessoas estão interessadas e atentas ao que você tem a dizer, não tenha medo desse silêncio.
5. Analise como você está pregando
Para melhorar suas pregações é importante ver e ouvir como você está pregando.
Você pode pedir para alguém gravar sua pregação para que você mesmo possa se autoanalisar notando os gestos que faz durante a pregação e a como está sua postura e voz.
Analise se você fica muito parado, se fica muito de cabeça baixa, se não está falando com clareza e com um tom de voz agradável e tente ver no que pode melhorar. Mas não seja muito exigente consigo mesmo e também reconheça aquilo que já está bom em sua forma de pregar.